Em 2013 a ABMI (Associação Brasileira da Música Independente) e a Coordenação de Economia Criativa do Sebrae RJ, realizaram no Rio de Janeiro o 1º Seminário ABMI Digital & Sync. O evento tinha como propósito capacitar o mercado fonográfico brasileiro para os desafios do mercado digital trazendo caminhos e soluções para a comercialização de música na era da internet.

O evento surpreendeu pelo tamanho, repercussão e resultados práticos que alcançou. De uma proposta original de 06 palestras e 03 workshops, foram realizadas 31 palestras, 05 mesas de debate, 04 workshops e 02 mesas formato entrevista. Foram 02 dias de rodadas de negócios com 21 empresas entre brasileiras e estrangeiras.

Um evento que era destinado a um grupo pequeno de empresários recebeu profissionais de todo mercado entre gravadoras, editores, sociedades de autor, empresários artísticos, artistas, músicos, mídia, além de 30 profissionais estrangeiros. Foram 250 profissionais inscritos.

No ano seguinte, já com o nome de Rio Music Buzz, o evento ganhou um novo espaço e muito mais adesão. Perto de 400 profissionais do mercado da música de todo o Brasil e estrangeiros participaram de três dias de aprendizado e networking.

Agora em sua terceira edição, o Rio Music Buzz se tornou o maior encontro internacional da indústria da música no Brasil e receberá perto de 500 profissionais entre eles inúmeros estrangeiros.

A programação que se estenderá das 10h às 21h abre com uma perspectiva do mercado de música na visão dos principais executivos da indústria, como Marcelo Castello Branco da MCB Consulting e Marcelo Soares, presidente da Som Livre. Entre os painéis haverá um debate sobre o mercado de shows ao vivo com suas oportunidades e práticas no Brasil e no exterior, uma discussão sobre a remuneração de artistas no modelo streaming, um panorama da evolução do rádio, entre outros temas.

O Rio Music Buzz contará ainda com showcases de artistas brasileiros e com uma sala toda dedicada a cursos de especialização, entre eles “Sincronização de música no audiovisual”, “Arrecadação de Direitos Conexos no exterior” equatro workshops de “Promoção na Web”. Além disso, artistas e músicos terão oportunidade de conhecer e tirar dúvidas com representantes das principais plataformas de streaming do mercado (Spotify, Deezer, Rdio e Napster).

Entre as atrações internacionais estão Joel C. High, supervisor de música, produtor, fundador e membro do conselho diretor do “Guild of Music Supervisors”; Hanna Grzeszczyk co-Fundadora do Media IP Rights Ltd; Jan Sparby, co-fudador da Iphigenia Publishing, autor da série “Black Belt in Music Book Series”; Steve Mayall co-fundador e diretor executivo do Music Ally; Tracy Mann, representante do festival SXSW dos EUA; Sergio Arbelaez, curador do festival Circulart da Colômbia e Laura Tesoriero, Presidente do Conselho do Grammy Latino.

Aloysio Reis, presidente da Sony ATV; Carlla Bastos – Gerente de MKt Nacional Warner Music Brasil; Thomas Roth, presidente da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI); Antonio Gutierrez, diretor da Rec-Beat Produções; Bruno Vieira, diretor-geral da Rdio Brasil, e Roberta Pate, Label Relations Manager Brazil do Spotfy, estão entre os palestrantes brasileiros confirmados.
Para participar do Rio Music Buzz, você tem três opções de ingressos. O ‘Passaporte RMB’ custa R$ 145 e dá direito a participar de todas as salas do evento, incluindo palestras e debates, cursos, rodadas de negócios, showcases e happy-hour, além do direito de usar o escritório remoto. O ‘Palestras RMB’, que está à venda por R$ 90, dá direito ao participante de assistir palestras, debates, showcases e happy-hour, e o ‘Master Class RMB’, que também custa R$ 90, permite a presença em cursos, showcases e happy-hour.

“foi uma aula de alto nível, que abriu inúmeras possibilidades e encheu de esperança minha visão do mercado. Muito obrigada pela oportunidade, que venham as próximas!!” – associado ABMI

“parabéns pelo brilhante evento realizado por vocês, acredito que com esse tipo de iniciativa mudaremos o mercado fonográfico independente. Por isso fico muito grato de ter participado, contribuiu e muito para o meu desenvolvimento profissional. Obrigado!” – associado ABMI

“Parabéns pelo seminário e workshops. Os temas eram relevantes e a frequência pareceu muito boa. Estava muito bem organizado. Espero que tenham outros. Parabéns a vc e todos da ABMI.” – participante

“Quería agradecerte la invitación y felicitarte por lo bien que salió todo. Fue realmente una excelente experiencia profesional y tuve muy buenas reuniones. Además, conversé con muchos participantes y todos estaban de acuerdo en que es muy importante que haya iniciativas como esta en Brasil, de networking y negocios.” – convidado internacional

“Pelos relatos do Ted e de alguns parceiros nossos o evento foi um enorme sucesso – parabéns!” – representante do Google

“O evento estava fantástico e super bem organizado” – associado ABMI

“All I can say is thank you for asking me to be a part of it – it was wonderful to meet everyone, and I believe you did an incredible job – really and truly amazing” – palestrante internacional

Paineis

Mercado Digital

Atualização de todos os temas que circundam o mercado fonográfico nos meios digitais, números de crescimento, pesquisas de consumo, novos players, promoção de artistas, monetização de conteúdo, perspectivas de receita, hábitos do consumidor, etc.

Live

O mercado de shows ao vivo com suas oportunidades e práticas no Brasil e no exterior (festivais, casas de shows, circuito Sesc/Senai, etc.).

Sincronização de Música no Audiovisual

Continuaremos aprofundando este tema com experiências brasileiras e estrangeiras.

Rádio

Um panorama da evolução do rádio do analógico às rádios web. Questões como recebimento de execução pública no exterior, monetização de rádios customizadas e rádios web, a penetração do rádio nas casas brasileiras, rádio x streaming por assinatura, inadimplência de rádio, legislação, etc.

Master class
Os cursos deste ano serão mais longos e aprofundados. Você aprenderá sobre:

Sincronização de música no audiovisual

Uma imersão em dois cursos de 4 horas e meia cada para você virar especialista no assunto. O primeiro ministrado por Joel C. High, supervisor de música dos Studios Trimark Pictures e Lionsgate Entertainment, vindo direto de Los Angeles especialmente para o Rio Music Buzz. O segundo ministrado pela Dra. Raquel Lemos, advogada com atuação em propriedade intelectual, aspectos jurídicos em projetos de novas mídias e direitos autorais, com larga experiência em ambos os mercados de música e audiovisual.

Joel abordará os aspectos técnicos de como estar pronto para sincronizar o seu conteúdo em séries de TV, cinema, games, documentários, etc. E a Dra. Raquel abordará o Mercado Audiovisual Brasileiro.

Arrecadação de Direitos Conexos no exterior

Ministrado pela especialista nestes direitos, Hanna Grzeszczyk, Co-Fundadora da Agência Media IP Rights Ltd de Londres, abordará o funcionamento do sistema de arrecadação de direitos conexos no mundo, obstáculos e como eliminá-los, direitos conexos no audiovisual, desafios para o futuro, entre outras informações.

Promoção na web

Três workshops com três profissionais diferentes abordarão os vários aspectos da promoção na Web com foco em:

  • Planejamento: como planejar uma boa campanha de acordo com o perfil do artista.
  • Ferramentas: quais e como funcionam as ferramentas de promoção existentes nas diversas plataformas digitais e redes sociais.
  •  Métricas: como medir os resultados da sua campanha e saber o que realmente funcionou.

Showcase “Da composição à distribuição”

Masterclass de composição seguido de um workshop “speed composing” ministrado por Jan Sparby, autor da série “Black Belt in Music Book Series”, mestre de Belas Artes em Composição pelo Royal College of Music de Estocolmo, Suécia, professor de composição e empreendedorismo na Escola de Música, Teatro e Artes da Orebro University da Suécia. Além de aprimorar os seus conhecimentos e habilidades em composição de música, você criará coletivamente uma música no “speed composing workshop” que será promovida, distribuída, interpretada e transmitida ao vivo, tudo isso durante o Rio Music Buzz.

E muito mais…

  • Uma programação paralela de palestras voltada para os interesses de artistas e músicos.
  • Showcases e happy-hour no Palco do Bonde.
  • Rodadas de negócios com empresas e profissionais do Brasil e do exterior.
  • Escritório remoto para você poder trabalhar sem sair do evento.
  • Todas as palestras e cursos em inglês terão tradução simultânea.

Você não pode perder. Inscreva-se agora!

Ingressos